Em algum momento você já ouviu falar no termo Copywriting? O Copywriting é uma estratégia de produção de conteúdos de marketing e vendas, e tem como principal objetivo convencer o leitor a realizar alguma ação.
As ações que o copy pode levar são inúmeras, como a compra de um determinado produto, assinatura de uma newsletter ou a contratação de um serviço.
Continue a leitura e saiba como o Copywriting pode ser útil para seu negócio.
Cuidado para não confundir o que é copy
Muitas pessoas podem confundir esse termo com apenas técnicas de escritas persuasivas e chamativas, com foco em conversões, mas o conceito do Copywriting vai muito além.
Você deve estar se perguntando agora: “Por onde devo começar? O que posso escrever para encantar meu público?”
Conseguir encantar seu público e convencê-lo que seu produto é útil para ele naquele momento não é tarefa simples, isso exige algumas estratégias que devem ser adotadas pela empresa. Estratégias como, conhecer seu público, estudá-lo, ver como ele se comporta e o que ele procura, assim consequentemente sua empresa conseguirá trazê-lo para onde deseja.
Dando início ao seu Copywriting
Para dar início a um bom copy é preciso ter conhecimento do seu público, e é necessário que você saiba exatamente o que seu produto ou serviço faz, o que ele tem de diferente dos outros e como ele pode ser útil para seu público, dessa forma, explore bem seu negócio.
De nada adianta saber para quem você está escrevendo se você não tiver um conhecimento aprofundado do seu negócio.
Sabemos que o mais importante que vender é transmitir a informação exata que seu público deseja, por isso, saiba proporcionar isso a ele.
O profissional copywriter deve produzir o conteúdo focando em persuadir o leitor com gatilhos mentais que despertem o interesse pelo seu produto ou serviço. Contudo, é necessário seguir algumas técnicas para iniciar sua estratégia.
Quais técnicas do Copywriting devo utilizar?
Veja a seguir as técnicas adequadas e mais utilizadas para dar início à sua estratégia de conteúdo:
- Seja objetivo no assunto: Fale o que seu produto ou serviço proporciona, seja objetivo e não tenha dúvidas. Forneça credibilidade diante do assunto.
- Crie títulos atraentes: Saiba atrair seu público a partir dos títulos, use títulos que o fará clicar no texto para entender melhor o que você oferece;
- Foque na dor do seu cliente: Dê a solução a ele, mostre que você está ali para resolver o problema que tanto o incomoda;
- Use a voz ativa: Saiba atraí-los para seu conteúdo, desperte a curiosidade e explique exatamente com o tom adequado;
- Crie uma conexão com seu cliente: Mostre que aquele conteúdo era tudo o que ele precisava, que ali ele vai sanar todas as dúvidas sobre seu produto ou serviço e que ele pode contar com sua empresa;
- Utilize frases de ação: Crie uma urgência para seu público adquirir seu produto. Use frases que ele se sinta interessado em tomar uma ação seguinte, como “Aproveite antes que acabe”; “Apenas hoje” “Vagas limitadas”; “Promoção por tempo limitado”; “Ofertas válidas enquanto durarem os estoques”; “Clique já” entre outros.
Adotando essas técnicas, é possível sua empresa dar início à estratégia. Portanto vale ressaltar que para se obter um bom resultado, é preciso mensurar e estudar se os conteúdos estão realmente sendo úteis aos leitores.
O que não deve conter no meu Copywriting?
Vimos anteriormente quais são as técnicas que sua empresa pode utilizar para dar início a um bom copy, mas você sabe o que fazer para seu Copywriting não sair ruim?
Será muito difícil você vender seu produto ou serviço se seu texto estiver com erros gramaticais, sem coerência ou até mesmo se comunicando com um público errado. Para que isso, é preciso ter o máximo de cuidado.
Veja os erros que pode prejudicar o seu copy:
Confira os erros mais comuns encontrados em algumas estratégias que devem ser evitados:
- Não demonstrar credibilidade: De nada adianta você ter um texto persuasivo e bem escrito se seu produto ou serviço não consegue passar credibilidade e confiança à sua audiência. Em primeiro lugar conheça seu negócio;
- Não saber falar do seu produto: Explore bem seu produto e mostre tudo que o público deseja saber sobre ele;
- Utilizar informações em grande quantidade: Não é preciso criar um texto gigante explicando o que você faz ou vende, seja objetivo. Não dê meias voltas;
- Esquecer dos benefícios que seu produto ou serviço oferecem: Foque em mostrar o que é o seu produto e os benefícios que ele oferece;
- Falta de clareza das informações: Faça um texto coerente. É importante que conheça seu público, pois dessa forma você saberá exatamente como escrever, qual linguagem deve utilizar e como conseguirá encantá-lo com maior facilidade.
Por fim, antes de dar início em qualquer estratégia de marketing é preciso que sua empresa estude, analise e estruture quais as técnicas serão utilizadas. Existe a possibilidade de deixar nas mãos de uma empresa especialista em marketing digital, que fará toda uma análise do seu negócio e te ajudará a desenvolver as estratégias necessárias, assim como o Busca Cliente.
E então, já se sente preparado para criar um bom copy para sua empresa e arrasar nas vendas?